Dicionário elementar de liturgia

José Aldazábal

 

pontifical

 

A palavra significa «relativo ao pontífice», portanto, ao bispo. E pode ter vários sentidos. «Celebrar um pontifical» diz-se de uma celebração solene presidida pelo bispo. Actualmente, não é tão notória, com antes, a diferença entre esta celebração e a que é presidida, também solenemente, por um presbítero.
Mas chama-se «Pontifical», sobretudo, ao livro litúrgico do Rito Romano que contém os textos e a rubricas das celebrações próprias do bispo. Ao longo da história e, sobretudo, por influência do chamado Pontifical Romano-Ger¬mâ¬nico, composto na Alemanha, no século X, foi-se verificando a utilidade de reunir num livro à parte estes textos. Mais tarde, surgiram outros livros semelhantes: no século XII, o Pontifical da Cúria Romana; no século XIII, o de Guilherme Durando; depois de Trento, o papa Clemente VIII publicou o Pontifical Romano, que esteve em vigor praticamente até ao Concílio Vaticano II.
Na última reforma, o Pontifical não se editou num único livro, mas subdividido em partes: os Rituais da Confirmação, das Ordenações, da Dedicação da Igreja e do Altar, da Consagração das Virgens, da Consagração dos Óleos, Instituição dos Leitores e dos Acólitos, etc.

--> Livros litúrgicos.