Dicionário elementar de liturgia

José Aldazábal

 

Magnificat

 

É a primeira palavra latina do cântico que o Evangelho de S. Lucas põe na boca da Virgem Maria, em casa de sua prima Isabel (cf. Lc 1,46-55). Cantamo-lo nas Vésperas de cada dia, e, além disso, num lugar de honra – depois dos Salmos do AT e de outros cânticos e leituras do NT. O Magnificat pertence ao Evangelho, e por isso – como fazemos com o Benedictus, em Laudes, e com o Nunc dimittis, em Completas – cantamo-lo de pé e benzemo-nos com o sinal da cruz, como quando, na Missa, escutamos o Evangelho.
O Magnificat exprime, em nome do Povo de Israel e da Igreja, o louvor a Deus pela sua obra salvadora, e é bom que Lucas o coloque na boca da Virgem Maria, que «conservava todas estas coisas, ponderando-as no seu coração» (Lc 2,19.51) e foi testemunha privilegiada dos acontecimentos centrais da salvação. A perspectiva fundamental é a de todo o povo, porque Deus «tomou a seu cuidado Israel, seu servo, recordando-se da sua misericórdia». Mas este cântico também está impregnado de uma alegria pessoal de Maria: «exulta o meu espírito… olhou para a humildade da sua serva… me chamarão bem-aventurada.»
O Magnificat, verdadeiro resumo de todo o Evangelho, louva a Deus porque salva os humildes, derruba do trono os poderosos e aos famintos os enche de bens. Maria converte-se aqui como a porta-voz de todos os humildes e, por isso, se alegra em todo o seu ser e prorrompe neste louvor. Com razão os cristãos fizeram seu e rezam este cântico desde há dois mil anos: «O cântico do Magnificat, que, tendo jorrado da profundidade da fé profunda de Maria na Visitação, não cessa de vibrar no coração da Igreja, ao longo dos séculos. Prova-o a sua recitação quotidiana na liturgia das Vésperas» (João Paulo II, Redemptoris Mater 35).
Se se quer solenizar a celebração, pode-se utilizar o incenso durante o canto do Magnificat. Assim, o altar, a cruz e também o sacerdote e o povo inteiro ficam envoltos neste símbolo de oração e oferenda, que prolonga as atitudes da Eucaristia celebrada nesse mesmo altar.

--> Maria. Vésperas.